quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ruptura de LCC - Preta

* Preta, poodle, 12 anos.

* Ruptura de ligamento após descer do carro. Operou há 30dias, e visto que animal não apoiava e estava além da perna p/ alto levantando (abrindo) a perna, a proprietária resolveu iniciar a fisioterapia.
na consulta

na 6a sessão

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hérnia de disco - Nick

* Nick, daschund, 12 anos.

* Operado há 6 meses, proprietária fez os exercícios que o ortopedista mandou, mas animal não anda desde então. Porém a sorte é que ele tem força nas pernas, até ensaia se levantar. Vamos torcer pra sua recuperação!

sábado, 23 de julho de 2011

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Denervação e cefalectomia - Jake

* Jake, labrador retriever, 2 anos e meio.

* DCF bilateral, feito denervação (E) e cefalectomia (D). Iniciada a fisioterapia com 15 dias de pós operatório, após animal ter retornado ao veterinário ortopedista e este ter notado que animal não estava apoiando como poderia estar.
na consulta

Hérnia de disco - Ratinha

* Ratinha, SRD, 12 anos.

* Ratinha teve hérnia de disco e consequentemente paralisia dos posteriores. Foi operada, mas não retornaram os movimentos das pernas. O problema é que isso foi há 2 anos e meio. Proprietária aceitou fazermos a tentativa, com a fisioterapia, de o animal voltar a andar - proprietária ciente da dificuldade do caso até pelo tempo do problema.
vídeo da proprietária fazendo os exercícios de casa, olhem que vitória, Ratinha já está com força e se mantendo em estação!! (isso com 4 sessões de fisioterapia)

domingo, 17 de julho de 2011

Luxação patelar - John

* John, SRD, 8 meses.

* Claudicação intermitente bilateral, diagnosticado luxação patelar grau 4 (D) e grau 1 na E. Realizada a cirurgia há 45 dias (D), e embora a cirurgia esteja ok animal não apóia o membro.
na consulta

Hérnia de disco - Zaira

* Zaira, daschund, 7 anos.

* Não houve trauma nem queda no momento, animal deu um grito e parou de andar com os membros posteriores. Foi diagnosticado hérnia de disco, porém animal não apresentava mais dor profunda, sendo que suas chances de voltar a andar eram de 20% após a realização da cirurgia. Graças a determinação e confiança dos proprietários foi feita a cirurgia e na mesma semana iniciada a fisioterapia. Vejam como ela está hoje, somente 20 dias após a cirurgia..
20 dias pós cirúrgico

parte final da recuperação..

Luxação patelar - Lara

* Lara, boxer, 9 meses.

* Luxação patelar -> cirurgia de aprofundamento do sulco.

* Iniciada a fisioterapia somente após 1 mês da cirurgia (erradamente, só como observação, lembrar que a fisio deve ser iniciada logo em seguida).

obstáculoshidroterapia

sábado, 16 de julho de 2011

Luxação coxo femural - Romeo


* Romeu, lhasa apso, 7 anos.

* Luxação cabeça femural após briga, cirurgia: cefalectomia.

na consulta



Ruptura tendão gastrocnêmio - Tetê

* Tetê, 5 anos, sem raça definida.

* Ruptura do tendão após pular a janela. Feita cirurgia p/ reconstrução do mesmo e imobilização por 30dias. Iniciada a fisioterapia com 30dias de cirurgia. Neste momento animal não apoiava o membro acometido, e não tinha propriocepção (arrastava o membro).

Após 2 meses de fisioterapia Tetê recebe alta!

Artrite - vídeo explicativo

http://www.kewego.com.br/video/iLyROoafzCr8.html

Tetraparesia - Acauã

* Acauã, sem raça definida, 1 ano e meio.

* Não vacinada, adquiriu cinomose há 6 meses. Os proprietários não tinham informação e foram cuidando do animal como podiam, até se verem na situação em que o animal não mexia nenhum membro, não conseguia se virar, totalmente dependente e já iniciando as escaras de decúbito. Animal atendido na faculdade, onde iniciaram o tratamento clínico e indicaram a acupuntura e a fisioterapia. Comecei a atender o animal há 6 semanas, e este já se encontrava em melhores condições, já tinha movimentos em membros torácicos.

* Hoje animal já está se levantando e se mantendo em pé sozinha, e já dando os primeiros passos.

os primeiros passos..
Acauã já andando!! (2 meses de fisioterapia)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Displasia coxo femural e cauda equina - Banchi

* Banchi, weimaraner, 13 anos

* Displasia coxo femural bilateral e cauda equina. DCF diagnosticada por raios-x e proprietário decidiu não operar pois achava animal muito idoso já na época. Cauda equina pois nota-se a perda de propriocepção e atrofia muscular nos membros posteriores. Animal ficou sem atendimento durante muito tempo, chegando a não mais passar nas portas da casa, não se levantar sozinho, e sempre estar com machucado na parte dorsal dos pés por arrastar no chão.

* Aqui ele hoje em dia, já trabalhando bem com os obstáculos, já passa nas portas e já se levanta sozinho algumas vezes.
 
obstáculos

O que é a Fisioterapia Veterinária?

A fisioterapia pode ser definida como a arte e ciência dos cuidados físicos e da reabilitação. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, da biomecânica e funcionalidade, decorrrente de alterações de órgãos e sistemas do corpo.(wikipédia.org)
Hoje é dado aos animais de estimação um tratamento adequado e digno após terem lesões ou serem diagnosticados com patologias articulares, ósseas, musculares e/ou neurológicas.
Nosso trabalho é fazer com que o animal retorne à sua atividade o mais rápido possível e sem dor, geralmente após uma intervenção cirúrgica; prevenir e tratar quando diagnosticada uma patologia precocemente; ou, em alguns pacientes, a manutenção da sua vida com mais qualidade possível, fazendo nesses casos o que tiver ao nosso alcance como profissionais da área.
Venho por meio deste blog elucidar um pouco nosso trabalho, que ainda está no começo no Brasil, com ainda poucos profissionais, mas em ascensão graças a Deus, afinal nossos pacientes de quatro patas precisam desse carinho a mais. Alessandra.

Lesão em medula lombar - Mimi

* Mimi, persa, 5 anos.

*Secção medular L6-L7 após queda do 3o andar do prédio onde mora.

Paralisia membros posteriores - Dara

* Dara, pastor belga, 15 anos.

*Paralisia membros posteriores após retirada de um tumor abdominal abscedado.

Paralisia membros posteriores - Zoé

* Zoé, poodle, 1 ano e meio.

* Erliquiose durante o período de vacinação. Adquiriu cinomose durante o tratamento. Paralisia dos membros posteriores, não conseguindo mais ficar em pé, e quando ocorre não se sustenta. Iniciada acupuntura 3x/semana mas após constatar-se hipotrofia muscular inicou a fisioterapia.
Após 3 semanas de tratamento se manteve somente com a fisioterapia.
Com 6 sessões já conseguia dar uns passos, mas quase sem propriocepção. (vou postar o vídeo, prometo, rs)

 * Hoje, após quase 2 meses de tratamento, já está se mantendo em pé e dando vários passos. Quase anda normalmente. Estou fazendo somente manutenção com hidroterapia.

hidroterapia
já andando novamente!

Luxação coxo femural - Kiko

*Kiko, yorkshire terrier, 4 anos.

*Luxação cabeça femural após pular do sofá. Operado (cefalectomia) 4 dias após a luxação.
hidroterapia

Displasia coxo femural e cauda equina - Bruce

* Bruce, golden retriever, 1 ano e meio

* Iniciou claudicação com 8 meses de idade, com pouco mais de um ano operou cauda equina e fez desnervação coxo femural bilateral.

-> (com 4 sessões teve crise de dor onde foi descoberta osteomielite, foi tratado com antibióticos e curado, não precisou mais dos cuidados fisioterápicos).

Crescimento incongruente de rádio e ulna - Nina

* Nina, shih-tzu, 8 meses.

* Diagnóstico inicial de tendinite -> AINE e não houve melhora -> diagnóstico de incongruência rádio/ulna.


Hérnia de disco - Mel

* Mel, daschund, 8 anos.

* Hérnia de disco entre T13-L1. Fez laminectomia e no momento já não tinha mais dor profunda. Em uma semana pós cirurgia já tinha dor profunda e iniciou a fisioterapia. Alta com 10 sessões.

Luxação coxo femural - Bola

* Bola, poodle, 5 anos.

* Luxação coxo femural após pular do sofá. Cefalectomia no dia seguinte.

Tetraparesia - Nikole

* Nikole, cocker, 12 anos.

* Displasia coxo femural bilateral. Feita cefalectomia D onde houve fratura de fêmur e foi colocada posteriormente placa no mesmo. Desde então animal paralisou os membros posteriores, e após 2 meses também os anteriores. Também diagnosticado A.V.C.

* Faz fisioterapia diariamente para manutenção da sua qualidade de vida. Protocolo com termoterapia, eletroterapia, laserterapia e muita cinesioterapia e massagem.